segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sugestão de leitura - DIAS, Maria de Fátima. A existência psicossomática: aspectos clínicos.

Winnicott e-prints

versão On-line ISSN 1679-432X

Resumo

DIA, Maria de Fátima. A existência psicossomática: aspectos clínicos. Winnicott e-prints [online]. 2012, vol.7, n.1, pp. 16-48. ISSN 1679-432X.
Neste trabalho pretendo mostrar as alterações sofridas na clínica psicanalítica pelo referencial winnicottiano acerca das questões psicossomáticas. Uma clínica mais descritiva, centrada nas experiências psicossomáticas permite uma compreensão do ser humano como alguém encarnado. Assim, em vez da ideia de um ser humano marcado pela divisão corpo/mente, temos uma compreensão de uma existência psicossomática, ou seja, o reconhecimento de que a existência humana somente é possível quando sustentada num corpo vivo. Ao desviar o foco da dissociação corpo/mente, a atividade clínica do analista se altera, pois uma nova linguagem e novos conceitos são necessários para o trabalho analítico. O corpo do paciente é considerado como a base do trabalho analítico.
Palavras-chave : Winnicott, Donald Woods, 1896-1971; Psicossomática; Existência psicossomática; Psicanálise tradicional; Psicanálise winnicottiana; Clínica winnicottiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário