terça-feira, 13 de novembro de 2012

Lançamento do livro " Habermas e interlocuções"

" Habermas e interlocuções"
Charles Feldhaus e Delamar José Volpato Dutra (orgs.)

Este livro é uma coletânea de estudos a respeito do pensamento do Jürgen Habermas. A quase totalidade dos textos aborda algum debate ou interlocução em que o filósofo e sociólogo alemão se envolveu durante sua trajetória intelectual, ainda em curso. Os trabalhos foram apresentados e discutidos por especialistas no pensamento de Habermas ou no pensamento de algum de seus interlocutores durante o VII Colóquio Habermas: Habermas e lnterlocuções, acorrido na Universidade Estadual de Londrina em outubro de 2011. Entre os diversos interlocutores de Habermas, alguns são apresentados apenas no estudo preliminar, ao passo que outros, como Arendt,Foucault, Gadamer, Hobbes, Nietzsche e Kant  recebem capítulos específicos, em que as indagações habermasianas suscitadas à luz de seus respectivos pensamentos são reconstruídas e examinadas criteriosamente.  Por essa razão, este livro deve interessar tanto aos estudiosos de Habermas quanto aos de seus interlocutores aqui discutidos.



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lançamento do livro "Heidegger e o Pensamento Oriental"

Lançamento do livro "Heidegger e o Pensamento Oriental"

Organizado por Antonio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia Jr.

Mesa-redonda sobre os temas abordados no livro com a presença dos organizadores do livro, de alguns autores e mediada por Zeljko Loparic, coordenador do Grupo de Pesquisa sobre o Pensamento Japonês.

Data 01/12/12
Horário 11h às 13h

Release
O tema Heidegger e o Pensamento Oriental é muito instigante, pois Heidegger esteve, desde o início de suas atividades acadêmicas, permanentemente em contato com o pensamento e pensadores orientais, e essa longa e intensa relação deixou vestígios evidentes em seus escritos. Tais vestígios são até hoje motivos de uma fecunda discussão acerca da repercussão desse contato no conjunto da obra de Heidegger. A discussão sobre essa relação suscita um intenso intercâmbio entre o pensamento oriental e a o legado heideggeriano. Heidegger, a partir da década de 1940, não só faz uso de conceitos centrais do pensamento oriental, como também expõe, de forma clara e direta, sua posição quanto à possibilidade de um diálogo entre o pensamento ocidental e oriental em seu escrito mais particular: “De uma conversa sobre a linguagem entre um japonês e um perguntador”, que escrevera em forma de diálogo, no final da década de 1950 e que norteara as principais discussões posteriores referentes à relação de seu pensamento com o mundo oriental.

Conteúdo do livro:
Apresentação - (Antonio Florentino Neto)
Prefácio – (Oswaldo Giacóia Jr.)
1) – Heidegger e o Inevitável Diálogo com o Mundo Oriental (Antonio Florentino Neto)
2) – Quatro Coisas e Duas Práticas: Algumas Reflexões sobre Heidegger vindas do Oriente (John C. Maraldo)
3) – A Experiência do Pensar e  o Pensar da Experiência Um Encontro entre Heidegger e Nishida (Georg Stenger)
4) –  Heidegger na Filosofia Nishidiana (Agustín Jacinto Zavala)
5) – Sobre o Niilismo e o Vazio – Nishitani e Heidegger (Ktsuya Akitomi)
6) – Martin Heidegger e o Pensamento  Oriental: Confrontos  (João A. Mac Dowell SJ)
7) – Heidegger, Oriente e Tecnologia (Edgar Lyra)
8) –  A Negação e o Nada da Vontade (Róbson Ramos dos Reis)
9) – As Habitações do Humano como Expressões do Tempo: Diálogo entre Heidegger e Dōgen (José Carlos Michelazzo)
10) – O Tempo Originário (Ser-Tempo) no Zen-Budismo de Dogen: Um ensaio sobre o Ser-Tempo no Opúsculo Uji (Marcos Lutz Müller)