terça-feira, 16 de outubro de 2012

VIII Simpósio Nacional Filosófico-Teológico


 

                                                                         
VIII SIMPÓSIO NACIONAL FILOSÓFICO-TEOLOGICO

CONVOCATÓRIA

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, pelos Departamentos de Filosofia e Teologia, promoverá, de 24 a 26 de outubro de 2012, no seu campus, o VIII Simpósio Nacional Filosófico-Teológico, que versará sobre o tema “Que fazemos da Terra que Deus nos confiou? – Filosofia, Teologia e Consciência Planetária”.
A consciência planetária constitui um dos “Sinais dos Tempos”. Cresce na humanidade a percepção de que o ser humano é filho da Terra e responsável para que ela continue habitável.  Molda-se o Ethos da sustentabilidade, no empenho em garantir no presente e no futuro a continuidade da teia da vida, hoje, ameaçada. Essa tarefa inclui não somente o “Tripé da Sustentabilidade” – econômico, social e ambiental –, mas também assume atitudes pessoais e coletivas, visando a empreender ações políticas, resgatar as culturas, adotar uma espiritualidade integradora e ampliar a autocompreensão do ser humano. Ao incorporar o paradigma ecológico, a Filosofia repensa o antropocentrismo moderno. A Teologia cristã, por sua vez, revisita suas fontes e reelabora a relação entre Criação, História e Salvação. Estes saberes contribuem com sua palavra lúcida e iluminadora, neste decisivo momento histórico, após a cúpula dos povos e o evento intergovernamental da Rio + 20.

O VIII Simpósio Nacional Filosófico-Teológico tem como objetivo articular essa teia de questões e de saberes, na perspectiva do humanismo cristão que apela para a consciência e a responsabilidade em relação ao Planeta Terra.
O Simpósio se articulará em torno de cinco eixos e terá o seguinte esquema: nas manhãs, serão oferecidas duas conferências (eixo filosófico e eixo político), restritas aos participantes do Simpósio, bem como cinco seminários, com duas sessões cada um; nas tardes, serão oferecidos cinco seminários, com duas sessões cada um, seguidos de comunicações; na primeira noite, haverá a conferência de abertura (eixo teológico) e, nas demais, painéis temáticos (eixo etnológico e eixo ambiental).
Para a apresentação das Comunicações, os doutores disporão de 30 minutos, seguidos de 15 minutos de debate. Os não-doutores mestres, especialistas e estudantes de pós-graduação – disporão de 20 minutos, seguidos de 10 minutos de debates.
Os trabalhos submetidos ao VIII Simpósio deverão obedecer às seguintes normas:
a)        Remessa do arquivo, contendo o resumo da Comunicação, exclusivamente por correio eletrônico, até a data limite de 16/08/2012, ao Secretário da Comissão Organizadora, cuja direção eletrônica para o evento é simposio@faculdadejesuita.edu.br.
b)       Os resumos devem ser enviados em formato Word ou RTF, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5cm, e conter no máximo 500 (quinhentas) palavras (só o resumo!), mencionando no início (página própria): nome completo do autor, endereço postal e eletrônico, titulação máxima, pertença institucional, com indicação da posição ocupada na instituição.
As Comunicações serão selecionadas, em função dos resumos propostos, por um grupo de especialistas, mantendo-se total anonimato a respeito dos autores. Só serão examinados os resumos que obedeçam as normas acima fixadas. O título e o autor apenas das Comunicações que forem selecionadas serão divulgados no sítio do evento, até 20/09/2012, sendo a aprovação transmitida aos respectivos autores pelo endereço eletrônico fornecido.
Os resumos dos trabalhos aprovados estarão à disposição dos participantes do VIII Simpósio. Os textos completos, encaminhados até 04/10/2012, serão divulgados em versão eletrônica.
A programação do VIII Simpósio, bem como outras informações pertinentes, tais como prazos, taxas de inscrição, horários e locais das apresentações etc. serão divulgadas no sítio www.faculdadejesuita.edu.br.

A Comissão Organizadora está assim constituída:
·        Prof. Dr. Jaldemir Vitório (Coordenador Geral) – FAJE
·        Prof. Dr. Carlos Gohn – University of Macau
·        Prof. Dr. Luiz Antonio Chaves – Escola Superior Dom Helder Câmara
·        Prof. Dr. Carlos Roberto Drawin – FAJE
·        Prof. Dr. Afonso Tadeu Murad – FAJE
·        Prof. Dr. Élio Estanislau Gasda – FAJE

Secretário da Comissão Organizadora: Celso Messias de Oliveira


Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro Planalto
31.720-300 Belo Horizonte – MG – Brasil
Tel.: (31) 3115.7000 / 3115.7004 / 3115.7013
www.faculdadejesuita.edu.br